23 de mai. de 2012

Tecsun BCL-3000 - Radio Habana Cuba


Primeira escuta realizada com o Rádio Tecsun BCL-3000, adquirido para minha coleção em 23/05/2012. Para estrear, nada melhor que sintonizar a Radio Habana Cuba (http://www.radiohc.cu/), transmitindo na frequência 16795 KHz, por volta das 19:55, hora local de Botucatu-SP.

9 comentários:

  1. Parabéns pela nova aquisição.
    Você poderia fazer um comparativo entre o Tecsun BCL-3000 e o Tecsun PL-660 (este último eu também tenho)? O fato do BCL-3000 ser analógico prejudica muito a recepção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentário! A recepção do BCL-3000 é excelente, com alta sensibilidade e seletividade. Fazendo um comparativo, acho que ele fica um pouquinho atrás do PL-660. O que estou percebendo ser melhor no BCL-3000 é a recepção na faixa dos 11 metros (entre 26000 a 28000 KHz). Estou conseguindo realizar várias escutas de rádio amadores. Abraços!

      Excluir
  2. Moro em Peruibe litoral de São Paulo e estou querendo adquirir um tecsun bcl 3000 para ver se consigo sintonizar emissoras de am e gostaria de sua opinião se este é o mdelo ideal da tecsun ou se existe um modelo mais indicado para a frequencia am.Me diga tambem se sera necessario a utilização de uma antena interna.Obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita no blog! Gosto muito dos rádios da Tecsun, e eles são realmente bons para escutas em AM. Posso indicar o BCL 3000 (analógico com sintonia digital), o PL-660 (digital), e ainda o Green 88 (este é um rádio analógico de emergência). Tenho os três e acho que o BCL 3000 se sai um pouco melhor para escutas em AM, mas isso tem a ver com o local da escuta e as condições de propagação das ondas. No litoral parece que as condições de propagação são melhores que no interior, então acredito que você não terá problemas para realizar ótimas escutas em AM. Outro rádio interessante é o Motobras Motoglobe que também permite ótimas escutas. Não entendo muito de antenas, todas as escutas que consegui foi utilizando apenas as telescópicas que acompanham os rádios. Existem umas antenas loop de ferrite, que apenas com a aproximação do rádio melhoram sensivelmente as recepções em AM. Espero ter ajudado. Abraços!

      Excluir
  3. BOA NOITE,tenho um IC-718 sem uso,comprei apenas para ouvir ondas curtas e amadores,gostaria de troca-lo por um receptor proprio para tal,minha região não conheço nenhum radio escuta como eu,sera que pode me ajudar? desde ja MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amigo, tenho um midi md5510usb, bomzinho, tenho um classico dos anos 80 , philco transglobe b841, nunca mexido, super bom, e tenho um tecsun pl-600, que e incrivel, adoro eletronica, estou montando um transmissor de fm valvulado, gosto de dx, podemos trocar informaçoes e asim, nós ajudarmos, os outros colegas tbem, meu e mail rigonlee@hotmail.com.

      Excluir
  4. Parabéns pela página quero comprar um Tecsun BCL 3000 onde encontro ? Vagner- São Borja/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela visita ao blog. Procure no google o termo "lojinha do rádio escuta", acesse a página e lá você deve encontrar o rádio para compra. O meu foi adquirido no e-bay americano, através do mercado direto (as vezes fica mais barato do que comprar por aqui). Boa sorte!

      Excluir
  5. 0lá amigo, gostaria de saber se vc conhece alguém confiavel para efetuar a calibração geral de um Transglobe Philco. Tenho um Tecsun-660, mas sou apaixonado pelo velho Transglobe. Qualquer informação, por favor, mande para o email:quinho_1945@hotmail.com. Muitíssimo obrigado.

    ResponderExcluir